sábado, 11 de fevereiro de 2012

Top 5 - Melhores Livros de 2011

Essa lista, embora eu não tenha lido tantos livros, foi bem difícil chegar a estas colocações, tanto que os gêneros são totalmente diferentes, tem conto, romance, quadrinho... Enfim, sou um tanto chato com livros, se não me agrada alguma coisa ao começar a ler, dificilmente vou até o fim, com isso, os livros acabam sendo mais do meu gosto, assim fica difícil a escolha.

Total: 49 livros

5º - “Muitas Peles “ de Luis Brás

Até um tempo atrás, achava os livros teóricos, crônicas, ou qualquer coisa que não fosse ficção, um saco, portanto, jamais imaginaria que estaria algum numa lista dos meus livros favoritos.
O livro foi contemplado com o Programa de Ação Cultural de 2010, do governo de São Paulo. Luis Brás teoriza a ficção científica com maestria em muitos textos e muitas vezes me encantou como no texto “Olha, mãe, uma cor voando!”.
Vou parar de falar sobre o livro, pois Brás já avisou, “Crítica é cara ou coroa”.


4º - “A Extraordinária Jornada de Edward Tulaine” de Kate DiCamillo

Literatura Infanto-Juvenil sempre me encantou. Ao começar a ler Edward Tulaine, percebi que este ficaria muito tempo martelando na minha cabeça. Sempre fui encantado pelo mundo da fantasia e a história narrada por um coelho de pelúcia, trouxe uma magia que não me deixou tirar os olhos do livro antes de terminar.
Devo admitir que me decepcionei com o final do livro. Para quem leu, concorda que seria melhor ter terminado no penúltimo capítulo? Para quem estiver a fim de ler, veja se concorda.
Pois bem, prefiro ficar com o livro até o penúltimo capítulo, assim ele não me decepciona e fica como uma das minhas obras preferidas que quero ler e reler outras vezes.


3º - “Angu de Sangue” de Marcelino Freire
Foi o segundo livro que li de Marcelino, adorei tanto a forma de como o cara escreve, que nem peguei outro livro dele, porque vai que eu termino de ler todos. Depois o que farei da vida? Uma vida não seria completa sem obras novas do Marcelino para ler.
Quero, quero, porque quero montar uma peça, esquete, cena, seja lá o que for, baseada em algum conto do Marcelino. Quero e vou deixar todas as palavras lá, todinhas, e não vai ter filho da puta pra tirar nada, nadinha. Ouviu?


2º - “O Chinês Americano” de Gene Luen Yang

Quadrinhos. Minha paixão desde a infância. Quadrinhos. Ainda quero fazer um quadrinho (eu quero fazer tudo na minha vida, acho que vou morrer frustrado) Algum desenhista se habilita? [PS do entre Parênteses: ou realizado].
O livro conta 3 histórias, interligadas, que no início te faz pensar, porque parar na metade do conto? Mas logo acostuma. Lê lá, cê vai ver.
O livro trás um conto clássico Chinês, de um macaquinho lutador que domina todas as artes marciais, voa e uma nuvem e carrega um bastão mágico que cresce (isso lhe lembrou alguma coisa? Algum Kamehame-há?)
Pois é, se você, assim igual a mim, é viciado em animes e mangás, vai lá bicho, não perde esse não. Garanto surpresas no livro.


1º - “A Revolução dos Bichos” de George Orwell

Sou um apaixonado por animais. Fato. Só que este é muito mais do que um livro de animais. Nesse livro de fantasia, Orwell nos mostra a realidade política do ser humano. Comparando-nos com porcos, cães, galinhas, vacas, cavalos.
Seres humanos e animais. Todos iguais, mas uns mais iguais que os outros.



Fim da lista. Hora de vender o peixe.
Cuida de Mim foi o livro que lancei neste ano de 2011. É um livro muito importante para mim. Por enquanto é o trabalho que mais gostei de ter feito até hoje, seja música, filme, teatro, literatura. Lançar este livro foi mais do que ter um sonho realizado, mas sim ser um marco para o início da minha carreira artística. Não sossego enquanto não tiver um trabalho melhor. E outro. E outro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário