sábado, 18 de fevereiro de 2012

Top 5 - Melhores Peças Teatrais de 2011


Ano em que mais assisti peças de teatro na vida, não perdi nenhuma peça do Palco Giratório do SESC que veio para Jaraguá, tanto que a maior partes das peças da lista são do Palco Giratório, há dificuldade até de colocar qual foi a melhor, a segunda, portanto ficou muita coisa boa de fora, mas...

Total: 85 peças teatrais


5 - “A Vida Como Ela É”, Teatro Sim… Por Que Não?!!!

Segunda vez que assisti a montagem deste grupo da capital catarinense. Já adorava o espetáculo, saí do teatro gostando ainda mais.
Sou fã de Nelson Rodrigues e do gênero farsa, os dois unidos por este grupo super competente só poderia dar este resultado. Muitas risadas e dolorosas facadas no estômago. É ótimo terminar a 2ª esquete e o público, até então, todo animado, risonho, ficar num silêncio total. Remoendo.


4 - “El Titiritero De Banfield”, Sérgio Mercúrio

Sérgio Mercúrio, argentino. Grande bonequeiro e pesquisador da arte dos bonecos.
Segundo espetáculo que assisti dele. Não recordo se foi em 2009 ou 2010 que assisti ao “Viejos”. “El Titiritero” superou minhas expectativas. Já havia adorado a montagem mais recente, “Viejos”, mas prefiro esta.
A me ver, na plateia, Bobby, o boneco protagonista do espetáculo, percebe:
“Jesus”.
Meses após o espetáculo, ainda teve gente me encontrando e dizendo “Oi Jesus”.
Mercúrio dá vida aos bonecos como poucos. Cada respiração é sentida pela plateia.


3 - “Rebu”, Teatro Independente

O Grupo Carioca, foi meu grande 'bum' de 2011.
Ótima dramaturgia, ótimos atores, grande diretor. Fiquei de cara quando assisti a peça. Achei que seria a melhor peça do ano. Estava enganado...


2 - “Concerto de Ispinho & Fulô”, Cia do Tijolo

Lindo Demais. Essa foi a sensação mais presente em mim durante o espetáculo. Creio que nunca vi algo na vida que me fascinou tanto assim.
A estética desse musical me encantou muito. Vontade de montar um musical.
Assim.
Tinha de ser assim:
Nove pessoas em cena, cada um fazendo uma coisa em um canto. Assim, de um jeito que vai fazer o espectador não saber para onde olhar. Assim, sorrindo o tempo inteiro pela beleza dos atores, da iluminação, da música. Assim, com textos tão ótimos, tão poéticos quanto Patativa Assaré.
Assim...


1 - “Cachorro”, Teatro Independente


... A melhor peça do ano foi a do dia seguinte ao Rebu. "Cachorro"
Mesmo grupo, mesmo diretor, mesmo dramaturgo, quase mesmo elenco.
Não tem como dizer que essa peça eu gostei mais. Ela está aqui em número 1, pela minha preferência dramatúrgica, ou a trama me intriga mais.
Cachorro poderia estar em 3º no lugar de Rebu, como poderia estar em 2º no lugar de Spinho & Fulô.
Assim, coisas meio Rodrigueanas mechem mais em mim. Assim, adoro conflito dos bons, dos melhores. Assim, classifique essas três como super imperdíveis e totais reassistíveis. Aliás, todas essas da lista. Assim, foda classificar.



Final da lista, hora de falar um pouco sobre mim...
A apresentação de uma peça minha, que mais gostei, fica até difícil de dizer também. Dava pra fazer outra lista de top 5, pois tiveram algumas muito satisfatórias, como “O Patinho Feio” no Festival Nacional de Teatro, no Piauí. Outro comentário da minha caixinha de Lambe-Lambe, Peças estreando, emocionando, mas creio que o melhor momento mesmo, não foi nem de uma peça que apresentei e sim de uma que dirigi.
Uma apresentação em específico, num sábado, na rua, em Brusque.
Foi tão bom ver as atrizes se ferrando e se dando tão bem ao mesmo tempo. No meio da chuva. Aquela chuva torrencial. Ver as pessoas passando na rua e dando o guarda-chuva às atrizes e ficar para assistir. Ver a plateia em baixo das marquises assistindo boquiabertas as performances diante de seus olhos.
Muito bom mesmo.
Foi a 4ª apresentação da peça Pessoa Entre Pessoas.
Obrigado Brusque. Parabéns meninas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário