segunda-feira, 5 de março de 2012

Top 5 - CDs Mais Curtidos em 2011

Entre os sei lá quantos ouvi, 200, 300, estão aí os que eu mais curti ter ouvido

5
º - “Rockferry”, Duffy


Baladinhas super gostosas de ouvir, numa mistura de Rock e Jazz, super indicado para quem curte de Amy Winehouse (não conheço bem Amy, só os sucessos), tem algo parecido, com uma pitada de folhas caindo da árvore no outono a mais.
Nem sei dizer qual das músicas é minha favorita deste disco de 2008, então, vou chutar uma: minha favorita é o álbum inteiro.

4º - “Abbey Road”, The Beatles



Ouço Beatles há anos e nunca canso.
Não sei nem se Abbey Road (1969) é meu disco favorito, mas com certeza foi o que mais marcou 2011 para mim.
Quase todas as músicas do CD fazem meu corpo trabalhar de uma maneira diferente, só não sou muito fã da 1ª faixa, acredite ou não a música que menos gosto dos Beatles é “Come Together”.
O CD me faz pular, dançar, tocar guitarra aérea e bateria imaginária, me faz cantar balançando a cabeça para os lados, para cima e para baixo, faz-me franzir a testa e cantar emocionado. Fazme imaginar as martelas do “Maxwell's Silver Hammer”, ver o sol chegando em “Here Comes The Sun”, colocar as mãos para cima e bater palmas com “Carry That Weight”, faz-,me emocionar com “You Never Give Me Your Money”, “Because”, gritar com “Oh! Darling”...
Resumindo: The Beatles faz.

3º - “Muito” e “Pouco”, Paulinho Moska

Esse disco duplo de 2010, já foi muito ouvido por mim no ano do lançamento e mesmo assim figurou nessa lista de 2011.
Adoro as letras, as levadas, com Moska eu “...canto, porque sinto encanto”.
Minhas favoritas, são “Soneto do Teu Corpo” e “O Tom do Amor” que são aquelas músicas que ouvimos e pensamos: “Porque eu não compus isso antes?”
Ainda dou ênfase para as faixas “Ainda” e “Waiting For The Sun To Shine”.


2º - “Boa Pessoa”, Silvio Mansani

Conheci Silvio Mansani em 2009, através do “No Dorso do Rinoceronte”, um CD infantil composto por ele e Emílio Pagotto, interpretado por várias bandas da capital catarinense. Adoro o trabalho, seria inclusive, se eu fizesse listas na época, um dos Top do ano.
Gosto bastante da Pessoa Silvio, acho ele uma boa pessoa a quem sinto apreço, tenho até frequentado mais o seu endereço na rede, gente finíssima, pouco adereço, sincera parte, acho que merece.
Acho difícil dizer minhas favoritas, talvez “Vendedor de Lágrimas” onde é lindo a parte “Passa pela pálpebra, por entre os cílios/ E depois transborda, escorre pela borda/ Vai fazendo um trilho, dá pra ver o brilho”.
Adoro o arranjo a la Piazzola feito por André Mehmari, em “Valsa Blue”.
Enfim, é um CD extremamente poético, ótimas canções, arranjos, letras que me chamam muito a atenção.


1º - “Sobre Palavras”, Chico Saraiva & Verônica Ferriani


Quem sabe esse não era para ser o primeiro da lista, quem sabe errei, mas não tem problema, “Eu recorro ao erro sempre que posso/ E erro, erro, erro sem remorso”.
Meu trabalho favorito de Chico Saraiva, embora ele não toca essas músicas no show (ao menos tocou em nenhum dos que eu fui).
As letras de Mauro Aguiar, a voz de Verônica e as composições de Chico Saraiva entraram em mim de maneira direta. Eles apelaram pra pele mesmo.
Na primeira faixa eles já acertam: “Não há cupim, nem erosão ou esmeril capaz de carcomer o que compus com tanta inspiração”. Um CD repleto de imagens, até então, inimagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário