domingo, 23 de março de 2014

Top 5 Livros Lidos em 2013

Em 2013, li 25 livros e estes foram as 5 mais prazerosas leituras.


5 - Memórias Inventadas Para Crianças, Manoel de Barros


Manoel já é há algum tempo meu poeta preferido. Reli alguns dos meus poemas favoritos para animar meus sorrisos infantis. Manoel é sempre assim, infantilmente adulterizado.

4 - Festa no Covil, Juan Pablo Villalobos


Adoro personagens infantis e este protagonista é simplesmente encantador (ou não) e vive num mundo não tanto imaginado/propício para crianças. Villalobos nos prende a atenção numa narrativa risível, mostrando um lado diferente ao que habitualmente conhecemos do Mundo Gangster.
Patético.

3 - As Viagens de Gulliver, Jonathan Swift


Ao ler, percebi que já conhecia a história. Possivelmente de filmes/desenhos que assisti na infância. Gulliver narra suas aventuras absurdas/fantásticas, vividas durante suas viagens. O livro é divididos em 4 ‘livros’, cada uma com um mundo distinto, como por exemplo uma aventura à terra dos pequeninos, onde tudo é miniaturizado e outra viagem para um mundo oposto, gigantesco.
Fantasia bem do jeitinho que eu gosto!

2 - O Velho e o Mar, Ernest Hemingway


Lindamente chorável. Fico mito em dúvida se este não é o primeiro da lista, foi o que mais me emocionou e fez torcer pelo personagem, do tipo, quero ser pescador quando eu crescer (rs).
Hemingway, conta a história de um velho pescador, já sem prestígio em sua aldeia, e tem sua luta durante dias com o maior de todos os peixes.
Belo é ver a maneira respeitável com que o velho trata a sua presa, posto este (de presa), que é alternado entre homem e animal.

1 - 1984, George Orwell


Creio que meu escritor favorito é Orwell (ou não). Não por sua forma de narrativa, outras me encantam mais, por exemplo, todos os livros desta lista, principalmente Hemingway, mas adoro os mundos que Orwell cria, a política fortemente aplicada. Gosto de Orwell do tipo, queria fazer o que ele faz.o livro que mais curti ler foi inho que eu gosto.turas dos poemas para meus sorrisos infantis
Durante o livro o envolvimento com o amor ao personagem não é o mais forte, e sim com a situação, me coloco no lugar do personagem e penso como se estivesse neste mundo de poderio.
O livro traz reflexões acerca do mundo e da humanidade. Coisas futurísticas (na época) que realmente parece estar se concretizando cada vez mais.
Pra mim, Orwell não é só escritor de ficcional, mas também um revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário