sexta-feira, 14 de março de 2014

Top 5 - Shows assistidos em 2013

Em 2013, assisti a 24 shows musicais, entre shows de Reggae, Rock, MPB, Jazz e Erudita, eis os 5 que mais me agradaram.


5 - Cravo da Terra


Segunda vez que assisto ao show deles, portanto não é novidade, para mim, a beleza do show dessa banda catarinense. Desta vez estava sem o percussionista, o que foi uma perda, mas mesmo assim está nesta lista. Assisti ao show no SESC Jaraguá em fevereiro e fazia parte do projeto Rede SESC, onde grupos musicais e das artes cênicas circulam por 6 cidades do estado.

4 - Quarteto Rio Vermelho


Outro show que assisti no SESC, não conhecia aos integrantes, nem a música tocada pelo quarteto, o show foi em abril e fazia parte de outro projeto, do circuito de música.

3 - Badi Assad


O show foi em junho na SCAR, durante a 7ª Feira do livro, evento e palco que tive o prazer de realizar o meu show, em parceria com o músico Enéias Raasch, “O Som da Palavra” uns dias depois. Badi veio por outro projeto do SESC.
Eu a conhecia apenas por uns vídeos no YouTube e confesso que não estava muito afim de assistir ao show, mas ela me surpreendeu. Sozinha, voz e violão, mostra ser grande musicista e tem ótima presença de palco, fala muito bem...
Infelizmente músicos de bom nível tem que ir para fora do país (como ela) e conseguimos prestigiar pouquíssimos shows desse nível. Com certeza o que mais marca no show é seu beat box enquanto canta.

2 - Milton Nascimento


Conheci e aprendi a gostar de Milton Nascimento graças minha Dinda. Com os discos dela, ouvi pela primeira vez pérolas como “Coração de Estudante” e “Travessia”.
Assisti ao show em Joinville, em maio. Alguns meses depois de conhecer o álbum “Clube da Esquina”, este que de cara, já percebi ser, um dos melhores álbuns da música brasileira. Milton Nascimento e Lô Borges gravaram esta obra prima, e agora, de novo, estavam juntos. Lá no palco. Quando eu soube que Lô Borges estaria também no show, pirei. E claro, como não poderia faltar, tocaram algumas músicas do Clube da Esquina.
Particularmente, o show poderia ter sido melhor, por conta do repertório, Milton acabou tocando aquelas músicas que não aguento mais ouvir, como por exemplo a chatíssima “Resposta”, a super batida “Canção da América” e blá blá blá... Tudo bem Milton, desculpado, eu sei que o povo vai assistir você cantando essas músicas, mas não importa, o que realmente importava era a presença deste Cânone. Quando Bituca canta, os instrumentos silenciam, ou pelo menos parecem emudecer, pois o que se ouve, é apenas a voz dele.

1 - Caetano Veloso


Em Garanhuns/PE, no mês de julho, assisti ao melhor show do ano. Melhor, do ano não, assisti, talvez, ao melhor show da minha vida. Caetano se apresentou durante o Festival de Inverno, onde eu participei com a peça de Teatro Lambe-Lambe “Papo de Bar”.
Quase perdi o show, pois não sabia da programação e eu havia acabado de chegar na cidade, depois de 21h de viagem. Fui de jantar e quando voltava para o hotel repousar, olhei a muvuca e me aproximei para saber o que teria de atração. Fiquei doido ao saber que era Caetano, então... É claro que eu não estava cansado com a viagenzinha, fui pra lá assistir ao show.
Espetáculo impecável, onde percebe-se, cada movimento do Caetano, ou da banda, é meticulosamente ensaiando, coreografado. Dificilmente se vê um show nacional onde o cuidado com o visual é tão importante quanto o musical.
Outra coisa que me encantou é que Caetano cantou pouquíssimos dos clássicos, o show foi praticamente todo em cima dos três últimos CDs, sua “trilogia do rock”.
Caetano é tudo de mega bom, giga bom, terra bom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário