sábado, 12 de janeiro de 2013

Top 5 Lugares (de 2012)

Eita que dó deixar alguns lugares fora da lista. Roma, maravilhosa, ocupa as melhores posições, infelizmente ficaram de fora lugares que amei como o Forum Romano, Palatino, Panteão, Castelo Sant Angelo... Além de Roma conheci tantos outros locais marcantes durante o ano, ficando de fora da minha lista, até mesmo uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a Usina de Itaipu e um dos lugares onde mais me diverti e me encantei, o Parque das Aves em Foz do Iguaçu, talvez pelas aves trancafiadas em enormes viveiros. Enormes, mas viveiros.


5 - Cânion Fortaleza (Cambará do Sul/RS)
Sempre terei muita dó de ver pássaros enjaulados. Uma ave voa. Mesmo estando num viveiro enorme onde ela possa voar uma distância razoável. Ela voa muito mais. Ela livre é muito mais. Ela pode muito mais que nós, simples seres humanos, conhecer tamanhos lugares.
Baita inveja eu tive de ver aquelas aves de rapina sobrevoando aquele lugar imenso, aquele lugar intenso. Senti a diversão delas. Dava vontade de pular só pra ver como é, sentir como é voar por entre os cânions, sentir como é voar naquele ar poderoso, que já ali parado, mesmo parado, na beira do penhasco a gente já sente certo prazer de liberdade.
Era uma tarde linda, para nossa sorte, dia perfeito para a visitação segundo os nativos. O dia limpo, sem neblina, deixou-nos assistir lá de cima todos aqueles quilômetros de vista. A programação eram cachoeiras, que se esticaaaaaavam até não conseguirmos mais ver seu fim; era muito verde que abrilhantavam os olhos; eram as rochas que nos chamavam para aventurar-se sobre elas; era a imensa montanha à frente, tão robusta quanto esta que pisávamos; e era láááá embaixo a linha das águas, o rio cortante que separava a grandiosa montanha frontal e a pisante.



4 - Capela Sistina (Vaticano)
No photo, please!
Sssshhhh!
Duas célebres frases do local.
Se você simplesmente negar o fato que esta frase é repetida minutalmente por alguns seguranças do local, ali é perfeito.
O famoso teto da Capela Sistina, eita coisinha mais incrível aquilo hein!? Pode-se sentar durante horas e ali ficar apenas admirando, não tem como se cansar, pois a cada minuto vê-se algo ainda não visto, uma perfeição ainda não reparada.
Agora pra falar a verdade o teto nem o melhor, Porque aquela parede frontal... Taquipariu.
Michelangelo! Se tem um cara que merece respeito, tu é o cara.


3 - Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçú/PR)
Tá bom! Vou admitir, não estava um bom dia:
* Era um dia nublado;
* Seca e as cataratas não estavam tão cheias como dizer ser de costume;
* Era domingo, final de ano, então tinha gente pra caramba o que dificultava ver algumas coisas...
Ou seja, o negócio estava um saco.
Nem mordendo!... Até parece que só isso ia fazer uma das sete maravilhas da natureza parecer pouca coisa. Eu que sempre me encantei com qualquer aguinha correndo, caindo de um morrinho de nada, sempre tive as Cataratas com um dos meus sonhos, e agora estava num.
Só que o sonho ainda não acabou. Um dia eu volto pra lá.

2 - Termas de Caracala (Roma/ Itália)
Depois da visitação, ainda na porta do local passamos por um casal brasileiro. A moça nos pergunta, “Vale a pena entrar?”.
A Suzi responde, pois eu não soube responder, fiquei apenas a pensar, “Como assim, vale a pena?!”.
Roma foi uma alucinação. Fiquei completamente maluco com a cidade, tudo que eu vi lá, com certeza estavam sendo as coisas mais fantásticas da minha vida, como um apaixonado pela idade antiga tudo era fantástico, mas entendo a pergunta, se alguém for ver as ruínas sem se colocar no tempo da construção, sem tentar imaginar as pessoas passando por lá há 2 mil anos, sem imaginar, não consegue ver o brilhantismo em nada, tudo é apenas pedaços, pedaços de pedras e tijolos a mostra, pedaços de paredes quebradas, pedaços de chão, pedaços de partes. Não há beleza.
A beleza está nos olhos de quem pensa.

1 - Coliseu (Roma/ Itália)
Simplesmente a maior conquista da minha vida.
Entrar no Coliseu.
Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, uma das 7 Maravilhas do Mundo Medieval...
Seja lá qual for o mundo, qualquer um pode ser, pois com certeza é uma das 7 Maravilhas do Meu Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário