domingo, 15 de janeiro de 2017

Melhores filmes que assisti em 2016

Sempre gostei muito de listas. Minha obsessão por elas inicia justamente com filmes, em 2008, quando decido pegar um caderno e anotar todos os filmes que assistia e depois dar notas. Três anos depois decidi fazer listas também com shows, peças de teatro e livros. Hoje sou completamente obstinado pelas listas. Às vezes pensava, "que louco eu sou", mas agora penso que é uma ótima forma de revisitar coisas que você gostou e não lembrava muito. É bom também, pelo fato dessas lista dos que mais gostei, tenho que avaliar alguns pontos que me fazem pensar mais criteriosamente para um trabalho, enfim, eis meus 15 filmes favoritos que assisti em 2016 (porque é muito pecado falar apenas 5 quando se assiste 228 filmes).

5º Lugar – Senhor Ninguém (2009)






Gosto muito da narrativa do filme, ele traz várias linhas de momentos diferentes da história da mesma personagem. De modo muito sensível, o mesmo acontecimento é contado de diversas formas, mas nunca um igual ao outro. É uma paranoia muito louca que com certeza, em algum outro momento estarei re-assistindo para tentar filosofar mais sobre o filme (rs).








4º Lugar – Repulsa Ao Sexo (1965)








Gosto muito como a personagem vai se transformando com o decorrer do filme, quase não há falas dela. Na real, este silêncio é o que faz tudo ficar mais mágico no filme.








3º Lugar – O Sal da Terra (2014)




Quando eu era novo achava os documentários muito chatos. Creio, inclusive, que todo mundo já passou por isso, ou sei lá, alguém um maníaco documental?
O filme não serve apenas para mostrar a vida e a obra deste grande artista (que eu já conhecia e admirava, porém com este filme ele ganha um ponto mais alto no meu nível de gostar), ele traz questões que me sensibilizaram, mas conhecer a trajetória deste grande artista é um grande motivador para qualquer ser humano, é saber aprender lidar com o próximo, com a natureza. Acho que estou divagando, mas lembro que o filme me fez sentir algo assim, divagar, levitar.





2º Lugar – O Menino e o Mundo (2013)





Que orgulho ter este belíssimo filme representando o Brasil no Oscar. Quando assisti (um pouco antes da cerimônia) tive a certeza que ele não ganharia. Na minha opinião, é bom demais para vencer o Oscar.
Certos momentos este filme me fez recordar A Viagem de Chihiro, minha animação favorita. A maneira como as coisas são construídas e transformadas é incrível. O filme é pura poesia.







1º Lugar – Três Homens Em Conflito (1966)

É no mínimo estranho eu colocar um filme de faroeste na lista dos meus favoritos. Principalmente em primeiro lugar da lista. Gosto de coisas que me surpreendam, que me fazem olhar o mundo de outra forma, que me façam ser outra pessoa, algo que jamais pensei que fosse encontrar num filme de faroeste.
O filme tem tomadas belíssimas, gosto muito das cenas quase clichês dele. Deve ser clichê, sei lá, mas me apaixonaram de uma forma que meu cérebro tirou essa palavra do filme.
Todo o filme (de longas 3 horas, mas que não me cansaram) é uma preparação para a cena final, o esperadíssimo duelo final. Close nos olhos, no suor e nas mãos. A cena interminável que terminou tão cedo.
Agradeço ao Vô Nino, que foi quem me ensinou a assistir filmes de faroeste, sem ele, teria perdido essa joia.



Menções Honrosas:

6º Lugar – Ex Machina (2015)
Gosto muito do suspense criado neste filme, você fica sempre esperando pelo que vem. Muito bom.

7º Lugar – Obsolescência Programada (2010)
Este ano assisti muitos documentários que fazem você mudar a percepção do mundo. Este fala sobre tudo ser feito para ser descartável. Um filme para refletir a sociedade que queremos.

8º Lugar – Kramer Vs Kramer (1977)
Acho linda a cena do pai correndo com o filho no colo para o hospital depois dele se machucar no parque. Acho também que o filme me tocou muito por eu ser um novo pai.

9º Lugar – Requisitos Para Ser Uma Pessoa Normal (2015)
Fofo. Gosto muito do cinema europeu e suas narrações tão suas. Talvez considerado um filme não tão incrível, mas quem se importa? Me tocou.

10º Lugar – Transpatagônia (2014)
Segundo filme brasileiro e terceiro documentário da lista. Como sou muito apaixonado por viagens, estes filmes despertam algo muito forte dentro de mim. Chorei.

Melhores filmes que revi em 2016:

1º - O Franco Atirador (1972)
Penúltimo filme que assisti em 2016. Filme vencedor de Oscar, dispensa apresentações.
2º - Festim Diabólico (1948)
Sou fãzaço do Alfred (só assim pra não errar o sobrenome). Todo ano assisto alguma coisa dele (ou re-assisto no caso deste filme).
3º - Donnie Darko (2001)
Quando assisti a primeira vez eu era muito bobo. Nem sabia direito o que tinha acontecido comigo ao assistir aquilo. Sabia que tinha algo de bom lá, mas não entendia o porquê. Revendo agora, fica tudo muito mais claro.
4º -  Juno (2007)
Tem muito crítico que não gosta deste filme, mas assisti pela terceira vez e ainda gosto, a primeira vez que assisti foi no cinema. Vazio, apenas minha dinda e eu. Coincidentemente é o contrário de O Franco Atirador, 2º filme que assisti em 2016.
5º - Toy Story (1995)

Outro filme que assisti no cinema. Eu tinha só 10. Tava mais que na hora de assistir de novo. Desta vez assisti com o Tom. Ele adorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário