domingo, 8 de janeiro de 2017

Os Melhores Livros que Li em 2016

Já tiveram anos que li muito mais. Foram 22 livros lidos este ano (menos que a metade que muitos anos). Li muitos artigos e dramaturgias, mas estes não são contabilizados. Sagas de HQs que são lançadas em vários volumes, também são contabilizados como apenas um livro. Grande parte do que eu li foram HQs, por isso, inclusive, elas tomaram conta da minha lista este ano, portanto, segue minhas leituras favoritas do ano de 2016:

5º Lugar – Batman: Ano Um – Frank Miller


Muitos consideram Frank Miller uma lenda viva dos quadrinhos. Realmente gosto da maneira como ele produz seu material (além de escritor, Miller também é desenhista da maior parte de sua obra, inclusive esta).

Como foi um ano de muitas HQ, muitos super-heróis, não podia deixar de ler o início da história do meu favorito, Batman. Miller criou muito do universo do herói contado hoje pelos escritores do homem morcego, inclusive vi cenas em Batman: Ano Um que foram repetidas no filme Batman Begins. Não sou um perito em HQ, portanto posso estar falando besteira e alguém já havia feito isto em outras histórias do Batman, mas o que interessa é que foi muito bem utilizado e contado nesta história lançada originalmente em 4 volumes.



4ª Lugar – O Teatro do Bem e do Mal – Eduardo Galeano







Neste livro contém artigos/crônicas/reportagens jornalísticas com uma certa criticidade, e é essa criticidade que faz o livro vir para esta lista. Simplesmente dei algumas risadas com suas ideias sobre o capitalismo, EUA e afins.









3º Lugar – Uzumaki, a Espiral do Horror – Junji Ito


Sou fã de manga. Sempre fui um apaixonado. Tenho muitas e muitas coleções nas prateleiras. Desde a primeira que comprei mensalmente nas bancas (do Dragon Ball) até as menos conhecidas como Elfen Lied e Battle Royale.

Gosto das ideias dos orientais, das insanidades nas cabeças deles, como escritor, sinto até certa inveja deles, eles são fodas (rs).

Neste manga de horror, lançado em 3 volumes, não é diferente. Pessoas e uma cidade inteira vão viram uma espiral. Tudo que você possa imaginar com espirais estão ali, desde furações, redemoinhos e caracóis. Tudo com uma grande pitada de loucura e sobrenatural.




2ª Lugar – Crise de Identidade – Brad Meltzer





Ah! Como adorei ler isto. Uma das melhores histórias do universo dos heróis. Pra quem gosta deles, aqui aparecem todos os da DC.

O que aconteceria se um vilão descobrisse as identidades secretas dos super-heróis? Como seria a vida entes queridos dos seus rivais? Muita raiva e lágrimas transbordam dos heróis nesta série. Obrigatória aos amantes deste universo pop.








1º Lugar – Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley







Em primeiro lugar do ano uma releitura. Li este livro há cerca de 10 anos. Já havia gostado muito muito na época, tanto que decidi, ao terminar de ler, voltar a ler alguma outra vez. Reli agora. O mundo criado por Huxley é incrível e dispensa apresentações.







Menção Honrosa

Viagem Ao Centro da Terra - Jules Verne

Como sou um apaixonado por fantasia e aventura, um tempo atrás decidi ler um livro de Verne por ano. Este deve ser o 6º livro que leio dele. Cada um deles, um belo e novo universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário